Not seeing a Scroll to Top Button? Go to our FAQ page for more info.
012345678
Logo_Plataforma Digital da Justiça

Conheça o novo sítio web da SGMJ em sgmj.justica.gov.pt na Plataforma Digital da Justiça.gov.pt


-

 Secretaria-Geral do Ministério da Justiça

Bem-vindo_Homepage da SGMJ
Logo_GovPT_MJ
         


Imprimir Enviar esta pagina por email  A- A+

Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Comemora-se a 15 de junho e foi criado em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Apoiar as pessoas idosas
Apoiar as pessoas idosas

A 15 de junho comemora-se o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa, que tem como objetivos refletir numa questão social sensível e acabar com a violência contra a pessoa idosa.

Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados na celebração desta data.

Ainda relativamente a este dia, a ONU relembra que a discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos, exigindo o empenhamento dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.

Estima-se que em 2020, 20% da população Europeia tenha 65 ou mais anos de idade, com especial prevalência para pessoas que se situam na faixa dos 80 ou mais anos.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida, muitos idosos encontram-se sujeitos a maus-tratos (físicos e psicológicos) e ao esquecimento, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público.

Para o Serviço SOS Pessoa Idosa, que se dedica a apoiar as pessoas idosas vítimas de violência, é preciso “quebrar o silêncio e ter tolerância zero” em relação a esta realidade, relembrando que a idade traz sabedoria, conhecimento, cultura, experiência, e que “não se pode desperdiçar este talento e capital humano” das pessoas mais idosas.

Last modified: 06/16/2018 07:51 PM


Topo

imgAcessibilidade

© Secretaria-Geral do Ministério da Justiça / 2007- - Todos os direitos reservados  online