Not seeing a Scroll to Top Button? Go to our FAQ page for more info.
012345678
Logo_Plataforma Digital da Justiça

Conheça o novo sítio web da SGMJ em sgmj.justica.gov.pt na Plataforma Digital da Justiça.gov.pt


-

 Secretaria-Geral do Ministério da Justiça

Bem-vindo_Homepage da SGMJ
Logo_GovPT_MJ
         


Imprimir Enviar esta pagina por email  A- A+

Exposição Dia Mundial Anti-Contrafação

A exposição realizou-se de 30 de Maio a 8 de Junho, no Espaço Justiça, numa organização do GAC em articulação com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça.

_Capa

O Dia Mundial Anti-Contrafação, estabelecido em 1998 pelo Global Anti-Counterfeiting Group, tem vindo a ser comemorado no início de Junho de cada ano, com o objetivo de consciencializar a Sociedade para o fenómeno da contrafação e da pirataria e dos danos causados por esta prática ilícita.

Para assinalar este dia, fixado este ano em 6 de Junho, o INPI e as restantes entidades que integram o Grupo Anti-Contrafação (GAC) organizaram, em articulação com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, uma exposição alusiva à contrafação em Portugal, que decorreu de 30 de Maio a 8 de Junho.

A exposição realizou-se no Espaço Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa, e contou com uma mostra de diversos artigos contrafeitos e de informação alusiva aos perigos do uso ou consumo de produtos contrafeitos ou pirateados, bem como do seu impacto negativo na economia, pelos prejuízos financeiros que provocam às empresas, com consequências no desemprego.

Pretendeu-se desta forma alertar o consumidor para a importância do combate à contrafação e à pirataria, prevenindo-se aquele impacto negativo e salvaguardando, para além do mais, a saúde e a segurança dos cidadãos, quando estão em causa, designadamente, medicamentos, peças para automóvel e avião ou mesmo equipamentos eletrónicos falsos.

O GAC foi criado em 2010 e integra diversas entidades públicas e privadas, com o estatuto de membros e de observadores: INPI, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP), Centromarca, SNB-React Portugal, União de Marcas, Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE), Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE), Procuradoria-Geral da República (PGR) e Câmara de Comércio Internacional Portugal (ICC Portugal).

Para mais informações sobre o combate à contrafação e à pirataria em Portugal, aceda a http://anti-contrafaccao.com/. As atividades à escala europeia podem ser acompanhadas em https://euipo.europa.eu/ohimportal/pt/web/observatory/home.

Attached file:
Programa 251.42 Kb
Last modified: 06/12/2018 12:00 PM


Topo

imgAcessibilidade

© Secretaria-Geral do Ministério da Justiça / 2007- - Todos os direitos reservados  online